Currículo

CURRÍCULO LATTES
http://lattes.cnpq.br/3444412179790377




EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS


Local: Ateliê Escondido
Período: A partir de 2020
Função: Produtor Cultural e Designer

Descrição de atividades

  • Elaboração propostas de workshops experimentais.
  • Gerenciamento reforma do espaço que acolherá o ateliê.
  • Elaboração e execução de projetos culturais.




Local: Centro Paula Souza no departamento GFAC (Grupo de Formulação e Análises Curriculares)
Período: Desde 2013 até atual momento
Função: Coordenador de Projetos 


Descrição de atividades
  • Elaboração e produção de materiais didáticos sobre elaboração curricular direcionados para coordenadores de projetos e coordenadores de eixo tecnológico da educação técnica profissionalizante.
  • Planejamento e realização de encontros de formação com as equipes de elaboração curricular dos cursos técnicos do Centro Paula Souza.
  • Planejamento de cursos e atividades para ser realizadas no formato não-presencial ou à distância.
  • Participação como mediador de debate no Simpósio do Ensino médio no Centro Paula Souza, no eixo de Inclusão.
  • Formulação e reformulação de cursos do Eixo Tecnológico de Produção Cultural e Design.



Local:
 
Etec Parque da Juventude
Período: Desde 2018 até atual momento
Função: Professor no Curso Agentes do Brincar

Descrição de atividades

  • Suporte técnico aos palestrantes.
  • Elaboração e transposição de propostas pedagógicas para formato on-line.
  • Gestão documental.



Local: Etec de Carapicuíba
Período: Desde 2007 até 2016
Função:Professor dos cursos de Técnicos em Comunicação Visual e de Processos Fotográficos 

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor nos componentes curriculares de:, Planejamento e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, Gestão da Atividade Fotográfica, Influência dos Movimentos Artísticos no Design Gráfico, Ética e Cidadania Educacional.
  • Neste período (entre 2011 e 2012) tive a oportunidade de coordenar o curso de  Comunicação Visual, durante 1 ano e meio. O foco deste trabalho era dar suporte no planejamento e desenvolvimento docente, atender pais de alunos, dar suporte na forma de recuperações paralelas aos alunos e gerenciar a documentação escolar do curso.

Local: Escola de Dança Celso Vieira 
Período: Desde 2015 até atual momento
Função: Professor dos cursos regulares de Danças de Salão

Descrição de atividades
  • Preparação de aulas de dança de salão para público variado, mas principalmente, pessoas de meia idade, que por indicação medica, procuraram a dança.
  • Desenvolvimento, ensaio e apresentação de coreografias.
  • Acompanhamento de práticas de dança com finalidade de socialização e fixação de conteúdos.
  • Elaboração de materiais de divulgação.


Local: Senac | Lapa Scipião Período: Desde 2014, 2015, 2016 e 2017
Função: Professor
Professor no Curso de Pós Graduação em Games

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor na disciplina de Gestão do Empreendedorismo. Esta disciplina tem a duração de 24 horas distribuídas em 6 encontros.
  • O planejamento desta disciplina é direcionado para dar suporte ao projeto de TCC realizado por cada grupo de alunos.


Local: Faculdade Belas Artes Período: Desde 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016
Função: 
Professor no curso de Pós Graduação em Cenografia e Figurino

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor na disciplina de Gestão de Projetos Criativos. Esta disciplina tem a duração de 20 horas distribuídas em 5 encontros.


Local: Faculdade Drummond / Anhanguera Período: Em 2011
Função:
Professor no curso de Graduação em Web

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor na disciplina de Informática para Web. O foco era o estudo de softwares do pacote Adobe, direcionados para webdesign.


Local: SESC Pinheiros Período: Em 2010
Função:
Arte-Educador

Descrição de atividades
  • Trabalhei como mediador das visitas de escolas públicas de ensino fundamental 1, 2 e médio nas exposições Alexandre Wollner, 365 e Atos Bulcão
  • O trabalho também tinha como objetivo apresentar aos alunos a estrutura do equipamento cultural SESC.


Local: Colégio Raízes Período: Em 2006 e 2007
Função:
Professor de Educação artística no Ensino fundamental 2

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor de Educação artística para todas as séries do ensino fundamental 2.
  • A escola utilizava o Método do Colégio Objetivo. Por isso, era necessário encontrar alternativas práticas para dialogar com o que já era previsto pelo material didático.


Local: Etec Carlos de Campos Período: Entre 2006 e 2012
Função:
Professor do curso de Técnico em Comunicação Visual
Professor do curso de Técnico em Design de Interiores
Professor do curso de Ensino Médio

Descrição de atividades
  • Trabalhei como professor nos componentes curriculares de: Formas Expressivas Bidimensionais, Planejamento e Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso, Influência dos Movimentos Artísticos no Design Gráfico, Ética e Cidadania Educacional
  • Além de projetos relacionados a comunicação, voltados para o Ensino Médio.


Local: Editora ÉricaPeríodo: Em 2006
Função:
Diagramador

Descrição de atividades

  • Execução de projetos gráficos de livros didáticos e paradidáticos.


Local: IBEP – Cia. Editora Nacional Período: Em 2001 e 2005
Função:
Assistente de Produção Editorial

Descrição de atividades
  • Trabalhei nos departamentos: Diagramação, Arte, Pré-impressão, Editorial, Marketing.
  • O trabalho visava o desenvolvimento de livros e de todos os materiais para divulgação e comercialização.


Local: Mobile Estúdio Período: De 2005 até 2019
Função: 
Empreendedor individual – trabalho como PJ, autônomo ou freelancer

Descrição de atividades
  • Presto serviços de comunicação visual e branding para pessoas físicas, pequenas empresas e 3º Setor. 
  • Colaboro no planejamento estratégico e pedagógicos de materiais gráficos para instituições educacionais e de 3º setor
  • Fotografia, ilustração, diagramação, sinalização, formação, etc.
  • Tenho um especial interesse em pequenos empreendimentos que necessitam de ferramentas de comunicação com valor agregado.



TRABALHO VOLUNTÁRIO

Aulas de Português para Estrangeiros
Arsenal da Esperança
Início: Fevereiro de 2019
Duração: 1 vez por semana
Proposta: Preparação de atividades para homens estrangeiros acolhidos.







FORMAÇÃO ACADÊMICA

Bacharelado e Licenciatura em Dança
Universidade Anhembi Morumbi
Início: Fevereiro de 2016
Duração: 7 semestres

Status: Finalizado no 1º semestre de 2019

Técnico em Dança
Etec de Artes
Duração: 3 semestres (1200 horas)


Finalizado em: Junho 2015

Mestrado em Artes Visuais
Instituto de Artes da Unesp
Finalizada em: Novembro de 2010
Duração: 3 anos

Pós-Graduação em Gestão de Projetos com Ênfase no PMI

Faculdade Impacta
Duração: 2 anos
Finalizado em: Junho de 2013

Pós-Graduação em Gestão do Design

Centro Universitário Belas Artes
Duração: 2 anos
Finalizado em: Fevereiro de 2008

Licenciatura em Artes

Centro Universitário Belas Artes
Duração: 1 ano
Finalizado em: Dezembro de 2010

Bacharelado em Artes Plásticas

Instituto de Artes da Unesp
Duração: 4 anos
Finalizada em: Dezembro de 2005

Técnico em Design de Interiores
Etec Carlos de Campos
Duração: 3 semestres
Finalizado em: Dezembro de 2004

Técnico em Comunicação Visual

Etec Carlos de Campos
Duração: 3 semestres

Finalizado em: Junho de 2001






FORMAÇÃO COMPLEMENTAR




Qualificação Profissional – Agentes do Brincar

Escola Técnica Parque da Juventude e IPA Brasil
Início: Fevereiro de 2017
Duração: 1 semestre
Status: Finalizado no 1º semestre de 2017

Mediação Transformativa Reflexiva de Conflitos
Instituto Mediativa
Duração: 3 semestres
1 semestre teórico | 2 semestres práticos

Finalizado em: Dezembro de 2015

Curso Livre de Danças Brasileiras

Professora Silvana de Jesus
Praça das Artes – Escola Municipal de Dança de São Paulo
Periodicidade: 1 vezes por semana
Duração: e anos
Status: Cursado em 2017, 2018 e 2019

Curso Livre de Danças Afrobrasileiras

CRD – Centro de Referência da Dança
Professora Priscila Paciência
Periodicidade: 2 vezes por semana
Duração: 4 meses
Status: Cursado desde 2017

Curso Livre de Ballet

Professora Maísa Félix (Escola de Dança Celso Vieira)
Periodicidade: 1 vez por semana
Cursando desde: 2015

Curso Livre Preparação Corporal para Bailarinos

Praça das Artes – Escola Municipal
Professor Will Helvélcio
Periodicidade: 2 vezes por semana
Cursado em 2016, durante um ano

Participação no Clube do Professor

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Duração: 32 horas

Durante o ano de 2016

Curso Livre de Dança Contemporânea

Escola Livre de Dança de Santo André
Duração: 1 ano
Cursado em: 2012

Escola de Dança Celso Vieira

Vários cursos de Dança de Salão

Participo dos cursos desde 2010

Produção Executiva
Participação no workshop do produtor Kelson Barros
Centro de Referência da Dança da Cidade de São paulo
Duração: 4 horas
Finalizado em: 18 e 20 de julho de 2017

Dança e Improvisação: Estratégias para o Encontro

Participação no workshop do bailarino Marcus Moreno
Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo
Duração: 2h30 minutos
Finalizado em: 25 de julho de 2017

Participação da Equipe do Evento Diálogos Docentes 2017

Linha de pesquisa: Educação Profissional, Acesso e Inclusão
Duração: 30 horas
Finalizado em: 11 de agosto de 2016

Participação da Comissão Científica e da Mediação de 

artigos do 3º Simpósio do Ensino Médio, Técnico e Tecnológico
Linha de pesquisa: Educação Profissional, Acesso e Inclusão
Duração: 10 horas
Finalizado em: 11 de agosto de 2016

Composição e teoria cromática com Davi Calil

Academia Quanta
Duração: 6 horas
Finalizado em: Julho de 2016

Uma proposta em dança contemporânea com Georgia Lengos

Museu da Dança
Duração: 14 horas
Finalizado em: Junho de 2016

Estratégias de criação das peças Desmonte e Claroescuro com Juliana Moraes

Oficina Cultural Oswald de Andrade
Duração: 16,5 horas
Finalizado em: Junho de 2016

Mapas conceituais

CPS Capacitações
Duração: 8 horas
Finalizado em: Junho de 2016


ESTÁGIOS REALIZADOS


Aulas de Danças Afrobrasileiras

Professora Priscila Paciência
Academia Steps

Aulas de Danças Afro

Professoras Janette Santiago e Luciane Ramos
Sala Crisantempo

Aulas de Danças Brasileiras

Professor Luiz Anastácio
Etec das Artes

Aulas de Dança Moderna

Professora Patrícia Aókio
Etec das Artes

TRAJETÓRIA PROFISSIONAL


Desde 2016

Ministro semanalmente aulas de Dança de Salão na Escola de Dança Celso Vieira.

Desde 2006

Trabalho no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

Entre 2002 e 2005

Trabalhei como assistente editoral no Instituto Brasileiro de Edições Pedagógicas – IBEP.

Desde 2005

Presto serviços como Designer Grafico atendendo principalmente equipamentos culturais e empresas de 3º setor, dentre elas, Fundação Dorina Nowill para Cegos e ONU ACNUR.

Desde 1999

Frequento workshops, mini cursos, palestras sobre assuntos ligados a: arte, design, dança e educação e educação somática.


TRAJETÓRIA E INTERESSES PESSOAIS


Minha trajetória é marcada pelo contínuo interesse em estabelecer conexões entre: o aprendizado acadêmico e o mundo do fazer. Tal desafio costura meus estudos e minha produção, conduzindo-me a oportunidades profissionais na área de educação, formal e informal.


Desde o início da minha carreira docente, na área das Artes (desenho, projeto, dança), percebo um desejo em aprofundar estudos no processo cognitivo-sensorial que se articula em diferentes metodologias de ensino e de aprendizado, dos mais variados perfis de alunos.

Nesse interim, apareceu uma oportunidade para prestar serviços (como Designer Gráfico) em instituições de 3º setor. E lá pude tomar conhecimento do trabalho de pessoas, físicas e jurídicas, em prol da inclusão social.

Creio que esta experiência, juntamente com as minhas primeiras aulas de dança, foram estímulos primordiais para uma intensa mudança na forma como eu percebia a sala de aula e meu comportamento com os alunos. Desde então, comecei a estudar dança, com interesse em técnicas corporais que contribuíssem com o caminho do ensino, aprendizado e no desenvolvimento de posturas criativas dos mais variados perfis de público.

Acredito que a prática corporal me abriu possibilidades metodológicas para o desenvolvimento de projetos pessoais em diversas linguagens, mas quais, autoconhecimento e o desejo de troca alimentam-se mutuamente.



Obs.: Desde 1999, frequento workshops, mini cursos, palestras sobre assuntos ligados a: arte, design, dança e educação e educação somática.




Comentários